ABNT NBR 14931:2004 Execução de Estruturas de Concreto – determina o procedimento para medição dos alongamentos e tolerância quanto a variação dos resultados obtidos, como descrito nos itens:
• Item C.8.2. - Determina que é responsabilidade projetista fornecer o comprimento e o alongamento teórico de cada cabo, assim como as fases e a sequência protensão. • Item C.8.5.6 - Determina que na falta de indicação específica no projeto, os valores de alongamento que estiverem dentro da margem ± 10% dos valores previstos pelo calculista estão em conformidade.
A PTE Pós-Tensão Engenharia considera o índice do PTI “Post-Tensioning Institute” de ± 7% de variação do alongamento de projeto, e para essa medição e conferência deve-se ter os cuidados abaixo: • Antes do serviço de protensão deve-se iniciar o procedimento de marcação da ponta ativa da cordoalha com tinta e um gabarito (madeira ou outro material).
• Importante ficar atento ao plano de protensão descrito em projeto, como em quantas etapas será protendido ou se terá 2 extremidades ativas, entre outros casos
• Após o esforço de protensão com força de tração indicada em projeto, inicia-se a medição dos alongamentos com trena.
• As medidas anotadas devem ser lançadas em planilha chamada RTC (Relatório de Tensionamento de Cordoalha) com a finalidade de comparação do alongamento projetado em relação ao real.
• Apresentação RTC ao responsável da obra e ao projetista para aprovação e liberação do corte das sobras de protensão.
• No caso da não obtenção do alongamento necessário pode ser em razão das causas descritas a seguir:
- Erros matemáticos.
- Perda de cravação excessiva.
- Mau funcionamento do equipamento de protensão
- Equipamentos de protensão desregulados
- Acúmulo excessivo de atrito no sistema
- Escorregamento da cordoalha no caso a pré-blocagem não tenha sido feita adequadamente.
- Anormalidades no concreto como brocas
- Cabos com comprimento inferior a 7 metros tem grande possibilidade de não atender ao alongamento de projeto por perca de encunhamento
SAC (27) 3067-8800
Segunda a Sexta: 08:00 ás 17:00
R. Dois, 245 - Civit II, Serra - ES, 29.168-081
COMERCIAL (27) 3067-8805
Navegantes - Santa Catarina
Curitiba - Paraná
(48) 98843 9159
Peça já seu orçamento!
comercial@pte.com.br