INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Armadura de Punção

A ABNT NBR 6118:2014 trata da punção que é o fenômeno do “pilar furar a laje”, e pode ocorrer em lajes apoiadas diretamente sobre pilares, chamadas lajes planas protendidas, e ocorre devido a grandes tensões cisalhantes provocadas por forças concentradas em pequenas áreas. Para combater este fenômeno utiliza-se as armaduras para combate a punção para resistirem aos esforços de tração diagonais no perímetro do pilar, utilizando-se da boa resistência do aço a esse tipo de esforço. 

As armaduras de punção realizam papel de resistir aos esforços de tração presentes na interface laje-pilar, sendo posicionadas de forma que os esforços são transferidos do concreto ao aço, que viabiliza espessuras menores em lajes lisas sem a necessidade do uso de capitéis, assegurando-se uma estrutura mais esbelta. 

Na imagem temos a armadura de punção por estribos, que é amplamente usada nos canteiros de obras devido a sua analogia com as armações das vigas, é de fácil explicação a equipe de armadores. 

Existem vários tipos de armadura, conectores studs, “shearbands”, “shearheads”, entre outros que tem pouca utilização no mercado.




VOLTAR E VER MAIS NOTÍCIAS

FALE COM A PTE

SAC (27)3067-8800

Segunda a Sexta: 08:00 ás 17:00
R. Dois, 245 - Civit II, Serra - ES, 29.168-081

Peça já seu orçamento!
comercial@pte.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A PTE – 2018