NOTÍCIAS E NOVIDADES

Certificado de Qualidade de Projeto Estrutural

Antes de uma boa obra sempre exite um bom projeto, por isso a importância do CQP (certificado de qualidade do projeto estrutural), assim atendendo o item da Norma ABNT 6118:2014, item 5.3 - avaliação da conformidade do projeto.

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTÍCIA

Espaçamento Máximo entre Cabos Uniformes

A ABNT NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto no item 20.3.2.1 - Laje de Concreto Protendido - determina o espaçamento máximo entre cabos/cordoalhas

Segundo a norma, o espaçamento entre cabos ou feixes de cabos deve ser mantido máximo de 6xH (H=altura da laje), não excedendo 1,20m.

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTÍCIA

Armadura de Punção

A ABNT NBR 6118:2014 trata da punção que é o fenômeno do “pilar furar a laje”, e pode ocorrer em lajes apoiadas diretamente sobre pilares, chamadas lajes planas protendidas, e ocorre devido a grandes tensões cisalhantes provocadas por forças concentradas em pequenas áreas. Para combater este fenômeno utilizasse as armaduras para combate a punção para resistirem aos esforços de tração diagonais no perímetro do pilar, utilizando-se da boa resistência do aço a esse tipo de esforço.

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTÍCIA

Tamponamento dos Nichos

Concluída a protensão é necessário a autorização do projetista para o corte das sobras de cordoalha. Após o corte, faz-se a instalação de cap de proteção engraxado, atendendo as normas de segurança para isolamento total do cabo. É essencial que faça o tamponamento em até 48 horas com material expansivo e de alta resistência (graute ou similar).

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTÍCIA

Marcação da Cordolha no Concreto

Você sabia que é possível marcar o posicionamento do cabo no concreto?

Materiais:
Garrafa pet (refrigerante 2L) com 1 furo na tampa
Selador pva
Rolo de 10cm para pintura
Tinta amarela

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTÍCIA

FALE COM A PTE

SAC (27)3067-8800

Segunda a Sexta: 08:00 ás 17:00
R. Dois, 245 - Mata da Serra, Serra - ES, 29.168-081

Peça já seu orçamento!
comercial@pte.com.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A PTE – 2018